Guia de montagem da Severne Overdrive
Disponivel para pronta entrega: 1 unidade 11LW, 3 unidades 11, 1 unidades 9.7, 2 unidades 8.5, 2 unidades 7.5 e 2 unidades 6.5 todas 2011 e ainda 2 unidades 11 2010 com 25% de desconto. A mais rapida, mais leve e mais confortavel vela para se velejar de Formula seja Experience, One Design ou FW. Proxima entrega depois deste lote Dezembro ou Janeiro!
Veja passo a passo como montar sua vela Severne Overdrive
Fotos e texto: Marcello Morrone
Meu equipamento de Formula One Design viaja com um volume para a prancha e outro volume com velas, mastros, retrancas, extensões, quilhas e demais acessórios.
Nesta capa levo meus rigs 9.7 e 11.0
Na velas Overdrive, as especificações das medidas estão claramente impressas nas velas. Na foto abaixo vemos as especificações da 11.0 e da 9.7. É a 11.0 que será montada. E, para essa velas, temos o seguinte:
Luff: 556 – Essa medida, dada em centímetros, diz respeito ao comprimento da vela montada, que vai dos moitões da extensão do pé de mastro até o top da vela.
Boom: 262 – Também em centímetros, essa medida é o tamanho da retranca
Mast: 530/32 – Essa é a especificação do mastro recomendado para a vela. O primeiro dado é o comprimento do mastro (530 cm) e o segundo é o IMCS (Indexed Mast Check System) que é uma referência de flexão do mastro.
A Severne é bem meticulosa em relação a essas medidas. Apesar de serem apenas uma referência para montar a vela, pode ir certo nessas especificações que sua Overdrive vai estar bem montada.
Especificações das velas
Tendo todas as medidas à mão, vamos selecionar os equipamentos que vão ser usados na montagem da vela. Uso o mastro recomendado, Severne Blue Line 530/32, a retranca Severne Alu Race 250-270 e a extensão Severne SD 36.
Mastro, retranca e extensão compatíveis e dentro das regras da Formula One Design
Ajusto extensão e retranca para atender às medidas da especificação da vela, ou seja, Luff = mastro + extensão = 556. O mastro tem 530, então ajusto a extensão para 26 cm.
Extensão na medida
A retranca já vem com as medidas impressas na extensão. É só colocar no 262 cm.
Retranca também na medida
Sempre procuro um lugar “amistoso” para a vela. Aqui no Clube Katanka temos áreas sombreadas específicas para montar as velas, mas dessa vez montei no sol mesmo para as fotos saírem mais nítidas. Evite montar velas no sol!!
Verificada a direção do vento, abro a vela e começo inserindo o mastro na manga. Se não tiver outro jeito e você precisar montar a vela na areia, encaixe bem o top na base do mastro e também já introduza o mastro na manga com a extensão de pé de mastro encaixada. O mastro vai passar por cima dos cambers.
Aqui vemos o mastro por cima do camber seguindo seu caminho através da manga da vela
À medida que o mastro vai avançando por dentro da manga, a curvatura da vela exige um esforço um pouco maior para o top do mastro chegar no batente da vela, lá em cima. Com uma mão eu seguro a manga e com a outra eu empurro o mastro. Bem simples.
A extensão Severne tem a redução 8:1 e a sequência para passar os cabos nos moitões é a mais lógica e fácil possível. De baixo pra cima passando os cabos no sentido anti-horário
Note que eu dobro o protetor de pé de mastro para cima para facilitar o manejo do cabo
O próximo passo é caçar a testa da vela o suficiente para o mastro fletir e tornar possível encaixar a retranca.
Deixo 6 a 8 cm de distância entre os moitões da vela e os da extensão para encaixar a retranca
A Overdrive vem com marcas de referência para a altura da retranca. Conselho: use-as!
O adesivo com o logo da Severne (bumerangues) eu coloco onde o mordedor da regulagem marcaria a vela
Existe um ziper de acesso ao terceiro camber da vela
Com a redução 8:1 é tranquilo caçar a testa da Overdrive
O caçador de tala da Severne é também um abridor de garrafa!
O sistema Reflex
Meu equipamento de Formula One Design viaja com um volume para a prancha e outro volume com velas, mastros, retrancas, extensões, quilhas e demais acessórios.
Nesta capa levo meus rigs 9.7 e 11.0
Na velas Overdrive, as especificações das medidas estão claramente impressas nas velas. Na foto abaixo vemos as especificações da 11.0 e da 9.7. É a 11.0 que será montada. E, para essa velas, temos o seguinte:
Luff: 556 – Essa medida, dada em centímetros, diz respeito ao comprimento da vela montada, que vai dos moitões da extensão do pé de mastro até o top da vela.
Boom: 262 – Também em centímetros, essa medida é o tamanho da retranca
Mast: 530/32 – Essa é a especificação do mastro recomendado para a vela. O primeiro dado é o comprimento do mastro (530 cm) e o segundo é o IMCS (Indexed Mast Check System) que é uma referência de flexão do mastro.
A Severne é bem meticulosa em relação a essas medidas. Apesar de serem apenas uma referência para montar a vela, pode ir certo nessas especificações que sua Overdrive vai estar bem montada.
Especificações das velas
Tendo todas as medidas à mão, vamos selecionar os equipamentos que vão ser usados na montagem da vela. Uso o mastro recomendado, Severne Blue Line 530/32, a retranca Severne Alu Race 250-270 e a extensão Severne SD 36.
Mastro, retranca e extensão compatíveis e dentro das regras da Formula One Design
Ajusto extensão e retranca para atender às medidas da especificação da vela, ou seja, Luff = mastro + extensão = 556. O mastro tem 530, então ajusto a extensão para 26 cm.
Extensão na medida
A retranca já vem com as medidas impressas na extensão. É só colocar no 262 cm.
Retranca também na medida
Sempre procuro um lugar “amistoso” para a vela. Aqui no Clube Katanka temos áreas sombreadas específicas para montar as velas, mas dessa vez montei no sol mesmo para as fotos saírem mais nítidas. Evite montar velas no sol!!
Verificada a direção do vento, abro a vela e começo inserindo o mastro na manga. Se não tiver outro jeito e você precisar montar a vela na areia, encaixe bem o top na base do mastro e também já introduza o mastro na manga com a extensão de pé de mastro encaixada. O mastro vai passar por cima dos cambers.
Aqui vemos o mastro por cima do camber seguindo seu caminho através da manga da vela
À medida que o mastro vai avançando por dentro da manga, a curvatura da vela exige um esforço um pouco maior para o top do mastro chegar no batente da vela, lá em cima. Com uma mão eu seguro a manga e com a outra eu empurro o mastro. Bem simples.
A extensão Severne tem a redução 8:1 e a sequência para passar os cabos nos moitões é a mais lógica e fácil possível. De baixo pra cima passando os cabos no sentido anti-horário
Note que eu dobro o protetor de pé de mastro para cima para facilitar o manejo do cabo
O próximo passo é caçar a testa da vela o suficiente para o mastro fletir e tornar possível encaixar a retranca.
Deixo 6 a 8 cm de distância entre os moitões da vela e os da extensão para encaixar a retranca
Agora é encaixar a retranca e já passar os cabos da regulagem de esteira. É importante ter uma regulagem de esteira de boa qualidade, com moitões roletados e cabos de primeira.
A Overdrive vem com marcas de referência para a altura da retranca. Conselho: use-as!
O passo seguinte é caçar a esteira (não precisa ser até encostar) para facilitar o encaixe dos cambers no mastro.
O adesivo com o logo da Severne (bumerangues) eu coloco onde o mordedor da regulagem marcaria a vela
É super fácil encaixar os cambers da Overdrive. Com uma das mãos eu pressiono o camber para baixo, aplicando a pressão bem na “articulação”, que é imediatamente onde o camber encosta no batente da tala (cam interface). E com a outra mão eu empurro o camber para “dentro” do mastro.
Para os cambers de baixo , o acesso é pelo vão da manga do encaixe da retranca. Passo a mão que vai empurrar a “articulação” do camber por baixo do mastro e faço a mesma coisa que fiz no outro camber. Rapidinho!
Existe um ziper de acesso ao terceiro camber da vela
Agora é caçar a testa na medida especificada.
Com a redução 8:1 é tranquilo caçar a testa da Overdrive
Para tensionar a esteira e dar um pouco mais de shape à parte de baixo da vela, eu caço um pouco o “tack strap”. A extensão da Severne já vem com um rebaixo para encaixar a fita.
Ainda falta regular as talas. Basta aplicar tensão suficiente para que as rugas perpendiculares à bolsa de talas sumam, deixando a superfície da vela bem lisinha. É importante que a tensão da tala ajude no shape da vela visando obter um fluxo laminar de vento por todo o corpo da vela. Cuidado para não aplicar tensão demais nas talas de cima, por exemplo, para evitar turbulências na saída do vento.
O caçador de tala da Severne é também um abridor de garrafa!
A tala do camber do meio tem o sistema Reflex, que isola parte da tensão da tala na parte da fente, deixando a valuma livre para trabalhar. É bastante intuitivo o funcionamento do caçador de tala do sistema Reflex. Passe o cabo na cunha da su
O sistema Reflex
É bastante intuitivo o funcionamento do caçador de tala do sistema Reflex. Passe o cabo na cunha da sua preferência e feche a alavanca com cuidado.
A tala recebe a tensão pelo sistema Reflex. Lá atrás, na valuma, aplique somente a tensão necessária para tirar as rugas perpendiculares à bolsa de tala
O cabo que sobrou da extensão, eu guardo na bolsinha interna da manga da vela. E aí só falta desdobrar o protetor de pé de mastro e encaixar o puxão em volta da extensão
Pronto, minha Overdrive 11.0 está montada. Com tudo certinho à mão e um pouco de prática, o processo todo dura cerca de 5 minutos.
Tão importante quanto saber montar é saber desmontar a vela. Fazendo tudo certinho você vai aumentar a vida útil de todos os componentes da vela, inclusive cambers e talas. O processo é o seguinte:
1- Folgue o “tack strap”
2- Folgue a testa da vela
3- Desencaixe os cambers da vela
4- Solte a esteira
5- Retire a retranca
6- Retire o mastro
7- Enrole a vela e guarde na capa