Report dia 06 (4º dia de regata) por Morrone BRA-3

A história não pode ficar sem final. Então, mesmo depois do fim, segue o meu “diário de bordo” do último dia em Paracas. Acabou o campeonato e foi o tempo de arrumar tudo, cochilar umas poucas horinhas e pegar estrada de novo pra Lima.
Uma certa tensão no ar na manhã de sábado. Como bem lembrava o Oscar da CR na reunião de comandantes, Paracas tinha nos recebido com condições espetaculares, com vento todos os dias e no último todos esperavam não ser diferente. Isso foi às 10:00.
Até o meio-dia não tinha nada de vento. Aí começou a soprar um norte fraquinho. Parecia que dessa vez não ia rolar. Pra mim seria interessante, pois eu estava ainda na frente do 5o colocado (apenas 1 ponto) e não teria chance mesmo de brigar pelo 3o. Nas divisões (categorias), a coisa já estava praticamente definida, mas ainda dava pra mexer algumas peças na classificação geral. O Gabriel Bastos, por exemplo, tinha condição de pular de 9o pra 6o geral! De repente a bandeira do Brasil da nossa “sala de estar” no campeonato inflou, dando sinal que o sul já tinha vencido a briga com o norte de novo e começava a soprar.
Dessa vez, entretanto, ele não entrou “rasgando” como nos outros dias. Era um ventinho fraco, que não enchia a raia e não estava constante. A CR baixou a RECON assim mesmo. Isso indicava que o procedimento de largada poderia ser iniciado em 30 minutos. Montamos tudo e fomos pra água. Nesse tempo, o sul firmou na casa dos 10 nós, com umas rajadinhas um pouco mais fortes. Velejo bem gostoso, sem fazer força nem pra planar e nem para não decolar (sutil a diferença entre os dois verbos, mas radical a diferença dentro d’água, né?).
Regata 1: rondada fora de hora!
Entrei na água com a estratégia já definida pra não perder a 4a colocação. Se fossem 4 regatas no dia, desde que o chileno não começasse a surpreender, ganhando dos top 3, eu precisaria ganhar apenas mais uma dele e terminar uma posição atrás em outra regata. Desde que, também, eu completasse todas as regatas.
Fiz meu feijão com arroz. Larguei solto para não pegar vento sujo e fui indo. Nesse vento ele orça bem e é um cara bom de tática também. Cambou antes de todo mundo e montou a primeira bóia em segundo, atrás do Nicolas, que também estava voando nessas condições. Paulão montou embolado com o espanhol e eu vinha em seguida. A CR estava decidida a tentar fazer 4 regatas e optou pelo percurso mais curto, com apenas 2 contraventos. No popa, Paulão e o Pablo passaram o chileno. No segundo contravento eu reparei que o chileno espetava demais e ia muito mais lento. Eu tinha mais velocidade que ele no través também e resolvi dar uma arriscada pra tentar montar a bóia perto. Ele cambou, estiquei um pouquinho e cambei também. Só que o vento deu uma rondadinha e nem eu nem ele conseguimos montar a bóia. Pra mim foi ainda um pouco pior, porque ele ia espetando e eu ia caindo. O Gabriel, que vinha atrás de mim, esticou mais lá em cima e cambou certinho no layline, me ultrapassando. Terminei em 6o e lancei essa regata pro descarte. Nicolas, com o Pablo em segundo e o Paulão em terceiro. Com esse resultado, Paulo dos Reis já conquistava o Campeonato Mundial por antecipação!
Regata 2: largada terrível!
Na segunda regata o vento estava parecido com o da primeira. Resolvi tentar largar mais no barco, já que o contravento estava favorecendo mais quem orçava com mais ângulo. A idéia era largar por cima da flotilha agora. O projeto tava bom, mas a execução foi péssima, até porque todo mundo teve a mesma idéia. Não consegui espaço pra largar e fiquei pra trás. Não restava outra coisa que não fosse sair dali e dar um gás para recuperar algumas posições. Dessa vez nem vi quem montou na frente. Terminei o contravento acho que no meio da flotilha e consegui ultrapassar uma turma no través e no popa. Já conseguia enxergar o primeiro pelotão lá na frente e vi que, o Gabriel Bastos estava lá representando o time! No fim ele terminou em quarto, à frente do chileno. Aí sim! Terminei em 9o e joguei mais essa pro descarte. Não tinha mais espaço para errar. Precisava ganhar do chileno uma das duas regatas seguintes e terminar colado nele na outra. Nico ganhou mais essa e colocou pimenta na disputa pelo vice-campeonato. Paulão foi o terceiro. Gabriel Bastos pulava pra 6o geral com o resultado!
Regata 3: feijão com arroz de novo
A CR mandou todo mundo pra água de novo para a terceira regata do dia. Não mexi em nada na regulagem e fui pra raia com disposição. Larguei bem e desci o primeiro bordo todo emparelhado com o Nicolas. Cambamos e fomos no rumo da bóia, mas perdi um pouco de ângulo, enquanto o Paulão e o Pablo conseguiam ir orçando mais e na mesma velocidade que eu. Montei em quarto e fui administrando a regata, com o chileno na minha cola. No segundo contravento, ele cambou antes para tentar espetar e montar na minha frente. Estiquei mais um pouco para descer mais solto e consegui montar na frente dele com mais velocidade. Depois era só mais um través e o slalinho da chegada e consegui terminar em quarto essa. Essa quem ganhou foi o Pablo Ania, que terminou a regata às 16:33h, meio que jogando a pá de cal nas pretensões do Nicolas. Paulão foi o segundo e Nicolas o terceiro. A última largada possível seria às 17:00. A tensão na praia era grande. Alguns queriam a regata, outros não. Para mim, tendo a regata eu teria que chegar um ponto atrás do chileno para me garantir em 4o no campeonato.
Regata 4: deu certo!
A CR encerrou a regata às 16:48h, assim que supostamente o último colocado cruzou a linha. A regra do campeonato previa que o último teria até 20 minutos após o primeiro para completar e, após isso, teria que haver 10 minutos de intervalo até o procedimento da regata seguinte. 16:48h + 10 minutos dava 16:58. Às 17:00 em ponto largamos para a 15a regata do campeonato. 15 regatas em 4 dias! E tendo que dar o gás no finalzinho! Dessa vez consegui largar acima do chileno e fui com ele a sotavento o primeiro bordo todo. Ele cambou antes e, como eu não estava muito confiante no outro bordo, resolvi não marcá-lo e fui até o layline. Ele se deu bem e me passou, mas montei logo atrás dele e uns 15 metros do velejador que vinha atrás. No través uma alga grudou na minha quilha e fui o popa inteiro saltando pra tentar tirar. Felizmente saiu, mas o chileno abriu um pouco e o outro velejador (que agora não lembro quem era), se aproximou junto com um pelotão de outros 3 ou 4. No último contravento consegui uma boa rajada e me aproximei de novo do chileno. Era só completar agora. Porém vi que eu estava mais rápido no través e resolvi tentar passar o cara. Entramos pro primeiro jibe praticamente emparelhados, mas eu estava por fora e ele saiu na frente. Encostei de novo na segunda perna do slalom e dei o jibe por dentro. Saímos praticamente emparelhados, mas ele começou a me orçar e eu resolvi aliviar senão acho que ele iria me espetar até sair da raia. Não ia mudar nada pra mim, então tirei o pé e apenas completei em quarto. Leozinho acho que foi o quinto. Estava concluído dentro d´água o Mundial 2012. Fora d’água, entretando, um fato vinha à tona e com várias testemunhas. Quando a CR terminou a regata, logo quando o velejador cruzou a linha, ele não era o último colocado. Havia um outro competidor na raia que não foi visto pela CR. A regata teria que ter ido até as 16:53 então e não teria como ter a 15a. O juri então entendeu que a CR iniciou o procedimento antes do permitido e a regata 15 foi cancelada.
Terminou assim então o Mundial 2012. Brasil no topo do pódio em todas as divisões que concorrreu: Paulão dos Reis, campeão Open, Gabriel Bastos campeão Youth, Bruna Martinelli campeã e eu campeão Master. Leozinho ficou em terceiro na Youth. Andrés só participou das duas primeiras regatas. De quebra, ainda colocamos 3 velejadores entre os 6 primeiros na Open. Paulão (1o), eu (4o) e Gabriel (6o).
Fiquei particularmente muito feliz com o evento, que teve condições legais, um monte de regata, um monte de países representados e um clima sensacional dentro e fora d’água. Feliz também porque tive uma evolução no meu velejo desde o sul-americano pra cá. Foi depois de ver o Paulão correndo regata de SUP de manhã e competindo de Wind à tarde em Salvador, onde meu condicionamento não me deixava correr nem as regatas dando 100%, que resolvi me preparar melhor pro Mundial. Justamente remando de SUP e com o incentivo do próprio Paulão pra isso. Deveria ter treinado mais, não deu, mas atribuo a esse treinamento “sem vela” o meu desempenho dentro d’água nos primeiros dias do Mundial, que foram muito duros e ter terminado relativamente inteiro a 15a regata. A força que tive da Dani também foi importantíssima pra isso. Agora estou de volta pra casa e aguardamos a chegada da Giulia, nossa filhinha que pode nascer a qualquer momento.
Fiquei orgulhoso de ter nossos atletas passando o rodo, sobretudo o título da Open! Foi uma honra ter um atleta como o Paulo Dos Reis dividindo a raia com a gente. Alto nível dentro d’água e fora d´água também. Cansei de ver o campeão mundial 2012 ajudando competidores adversários a regular o equipamento, dando dicas para os garotos e interagindo com toda a flotilha. Parabéns pra ele, verdadeiro campeão!
E também muito contente de ver que a molecada realmente está chegando. Não só o Gabriel Bastos, mas o Leozinho também andou muito bem quando conseguiu. Ele correu “bichado” das costas, mas quando ia pra água, sempre estava ali nas primeiras colocações. Espero que os resultados da Bruna e dos nossos Youths tragam mais velejadoras pra água também.
Ano que vem o Mundial é aqui no Brasil e a expectativa é grande. Todo mundo querendo vir pra cá! Vai ser difícil fazer uma festa tão legal quanto a dos peruanos, mas é isso que vai fazer a gente juntar as forças para realizar o melhor mundial de todos os tempos em 2013!
Feliz Natal pra todos vocês e valeu a torcida!!
++++++++++++++++++++++++++++
Foram dias muito maneiros onde à distancia acompanhavamos as regatas sempre muito bem narradas pelos velejadores Brazucas. Sem duvida foi mais um evento onde a Classe mostrou sua força, competitividade e alegria. Agora o proximo ano o mundial sera no Brasil novamente na linda Salvador onde todos prometem lotar as águas. Aos interessados em fazer parte deste grupo entrar em contato com a upwind@upwind.com.br/upwind, inclusive flotilhas e escolas a quel temos um atendimento diferenciado para poder fomentar ainda mais o esporte! Se vc é de um clube, flotilha ou escola que não tem ainda FE, comente com seu professor, lider ou capitão de flotilha e peça para entrar em contato que são todos super bem vindos!
Boas festas a todos, muitos bons ventos e até ano que vem com uitos velejos, amigos e bate papos gostosos!!!
BRA-121
————————
Paulão Campeão Mundial Open, Morrone Campeão Mundial Master, Gabriel Campeão Mundial Youth, Bruna Campeã Mundial Feminina!!! Dale Brasil!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Resultados finais (Clique aqui)

Report dia 05 (3º dia de regata) por Morrone BRA-3

Hoje o corpo acusou um pouco a batalha dos últimos dias. Além disso, um infeliz de um pernilongo (ou vários) me perturbou a noite inteira.Entao uma viagem cansativa, dois treinos no ritmo Paulao e 8 regatas debaixo de vento e uma noite mal dormida estao fazendo efeito! Claro, sem mencionar os pés e maos detonados. Mas vamos lá, falta só mais um dia. Olha só como foi meu dia hoje:
1o assalto, ops, regata: Quem diria…
O dia amanheceu bem nublado e frio. Geralmente o vento entra norte e logo para e ronda pra sul. Hoje ficou aquela brisinha de norte insistindo. Quando chegou a 8 nós, a CR baixou a RECON. O Oscar, que está como gerente de regata aqui, é um cara super competente e experiente. Até agora ñ deu uma bola fora. Eu resolvi ñ passar pro fuso peruano e to ainda acordando ás 6 e dormindo (ou tentando) ás 9. Quando eu desco pra tomar café o cara já tá saindo pra montar o percurso.
Entao fomos pra água numa merrequinha de vento. O equipamento parecia até outro. Nos testes antes da regata eu tava me sentindo bem, conseguindo me manter planando e orcando bem.
O percurso aproveitava algumas bóias do percurso de vento sul, mas era só o barla-sota convencional, com chegada em través por trás da CR. Na hora da largada, um junior parou na minha frente faltando 10 segundos pra largada, quando eu já estava bombando pra planar. Ñ deu pra me livrar e tive que comecar tudo de novo. Larguei muito mal e, pra piorar, fui pro lado errado da raia.
Mas a largada manza teve suas compensacoes. Como fui pro lado da reserva natural de Paracas, fiz um bordo alucinante junto com pelo menos 1000 gaivotas. Por incrível que pareca saí limpinho debaixo do bando, sem nenhuma carimbada!
Cambei e notei que a galera que estava do outro lado da raia estava num corredor de vento. Até chegar lá eu já tinha ficado ainda mais pra trás, mas consegui ver a montagem da bóia, com o Nicolas em primeiro e o Gabrielzinho embutido atrás! Leozinho acho que estava em quarto. Cambei de novo no layline, mas depois que os primeiros montaram, o vento deu uma sumida de vez. Perdi o layline e tive que cambar mais 2x. Só que parei de planar e fui boiando pra montar a bóia. Desci o popa inteiro velejando em popa rasa, sem nenhuma chance de planar. O francês vinha do meu lado também boiando.
No finalzinho do popa entrou o vento de novo e aí fiz a segunda volta toda planando. Terminei a regata mais ou menos em octagésimo nono, gastando 40 minutos pra isso!O espanhol ganhou, seguido do chileno, Nicolas e Paulao. O Gabrielzinho desceu o popa pro lado errado e perdeu várias posicoes. O Leozinho acho que chegou em 5o, a Bruna ñ completou no tempo e o Andrés ñ foi pra água hoje de novo.
Mais uns 15 minutos e o vento morreu de vez. A CR mandou a gente pra terra e, assim que pisamos na areia, o sul entrou e eles abaixaram a RECON.
2a regata: buraqueira!
A segunda regata foi em terreno acidentado! O vento estava na casa dos 12 nós, mas com buracos em toda a raia.
Com medo de largar com vento sujo, corri a linha toda e larguei na bóia sozinho. Valeu a pena porque tava muito de rajada e andar sozinho nessas condicoes é melhor que no bolo. Paulao montou na frente, Nicolas em segundo e eu vinha em terceiro, com uma margem segura pro espanhol e o chileno. Fiz o través e entrei pro popa. De repente vi o Nicolas perdendo totalmente o angulo e o Paulao parando de planar. Pena que eu já tinha dado o jibe, pois, se tivesse esticado um pouquinho mais, conseguiria atravessar o buraco bombando e montar a bóia. Isso foi o que fizeram o chileno, o espanhol, o Sebastian, o Santiago e o francês. Eu cheguei até o Paulao e parei.
Paulao conseguiu planar novamente e montou na frente, seguido pelo Nicolas. Eu fiquei embolado com o pelotao. O Paulao ia caindo em outro buraco e resolveu cambar. O resto do pelotao seguiu no mesmo bordo até o layline. Eu ñ consegui o mesmo angulo de orca do chileno e tive que esticar mais para cambar. Ele cambou antes e espetou bem, levando com ele o Santiago. Os dois me passaram nessa. Encostei no Santiago no través, mas ele fez o slalom direitinho e chegou na minha frente. Nicolas ganhou, com Paulao em segundo e o chileno em terceiro. Gabriel quebrou a retranca! Isso porque já tinha estourado o kit trapézio na primeira!
3a regata: e o vento voltou!
O vento melhorou, mas ainda tinha uns buracos. Larguei bem, no meio da linha, mas o Paulao veio a barla soltando (estilo Bobô) e eu acabei tendo que soltar junto, quando minha intencao era espetar. Ele cambou, estiquei mais um pouquinho e cambei também. Só que eu ñ tava conseguindo mais espetar no contravento. Lembra que o vento vai ficando mais forte no fim do contravento? Vacilei e entrei com a vela meio frouxa na testa e ela ficou meio pesada pra orcar. Pior que o Paulao viu e deu o toque, mas deixei do jeito que estava mesmo.
Bom, montei em quinto, mas perto dos primeiros. O chileno montou na frente. O cara andou muito bem hoje! Fiquei mais ou menos estabilizado em 5o na primeira volta. Paulao assumiu a ponta no fim do segundo contravento. No segundo popa, o chileno errou o layline e teve que ir muito arribado pra bóia, sem velocidade. Nessa ele foi engolido pelo Nicolas, pelo espanhol e eu colei nele também.
Mais um contravento e eu sem conseguir espetar, mas a meta era ñ deixar o chileno escapar muito. Eu estava mais rápido, mas ele com muito mais ângulo. Cambamos e ele montou uns 30 m na minha frente. No través final eu dei tudo e emparelhei com ele para entrar no primeiro jibe do slalom, mas ele fez a bóia por dentro e mandou bem no jibe. Eu demorei um segundo a mais pra estabilizar do outro lado e perdi o contato. Outro 5o lugar pra mim. Os capixabas ficaram sem alca no fim da regata, mas conseguiram completar ainda. Paulao ganhou a regata e só precisa correr mais uma amanha pra conquistar o título mundial! Eu to ali em quarto, sem chance de pular pra terceiro e com chance de cair pra quinto. Entao vou precisar de dar um gás amanha de novo. Será que eu aguento?
O destaque do dia pra mim, apesar do andamento do chileno e do Nicolas ter ganho sua primeira regata no campeonato, foi a CR. Os caras conseguiram fazer 3 regatas e tiveram o bom senso de fazerem só 3 regatas. Realmente o sr Oscar está de parabéns.
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
Report dia 04 (2º dia de regata) por Morrone BRA-3

Segundo dia com mais quatro regatas realizadas aqui em Ventacas, ops, Paracas. Paulao (teclado peruano só tem til no ñ) pode mudar seu numeral de BRA3333 para BRA11111111. Só deu ele de novo!
Muito vento em todas as regatas e eu conto agora o que eu vi, com olhos bem arregalados, sobretudo no popa , durante as provas de hoje.

Regata 1: já comecou bombando!
No final da reuniao de comandantes, o vento estava na direcao (sem cedilha também) contrária. Montei minha vela com a regulagem brasiliense. Aí vi o Joaquim, um garoto aqui do Peru, cacando sua 6.8. Perguntei pra ele qual era a idéia e ele disse que ia ventar mais que ontem. Com todos os peruanos que eu falava, a noticia era a mesma!

10 minutos depois da reuniao, o vento já tinha rondado. Meia hora depois, já estávamos over na água. Notei que o Nicolas já tinha entrado direto com a 9.7. Pensei: é hoje!
Larguei com vento limpo, mas afastado dos 3 primeiros, que estavam mais próximos do barco. Montei o contravento em quarto, o través em quarto, o popa em quarto, o segundo contravento em quarto e fiz o percurso do través em quarto. A única emocao dessa regata foi quando consegui encostar no Nicolas no slalom, mas dependia de um erro dele para ultrapassar, o que ñ aconteceu.
Paulao em primeiro, Pablo em segundo, Nicolas em terceiro.

Regata 2: aumentou!
Cacei toda a vela, cheguei o pé de mastro para frente e fui pra água. A essa altura, só eu, Paulao e o espanhol estávamos de 11.0. Já tava pesado pra mim. Larguei dando um gás, escoradao e conseguindo andar bem. Mas fiquei bastante over quando cambei e perdi bastante rendimento. O Paulao nao largou muito bem nessa. Quando cambei de novo pra montar a bóia ele me passou e estilingou no través. Eu fui no embalo e soltei a carcaca também, mas, no meio do caminho, a prancha levantou vôo e por pouco eu ñ explodi. Resolvi aliviar um pouco porque ñ ia ter condicoes de chegar nos 3 da frente e poderia comprometer meu 4º lugar.

O chileno acho que percebeu isso e fincou o pé. Chegou perto no popa. Montamos o segundo contravento e consegui botar pra andar de novo. Consegui me livrar um pouco dele.
Quando cambei para montar a bóia, escorreguei e caí. Pra piorar a esteira da vela afundou e ñ consegui segurar a retranca pra fazer o waterstart. Subi no puxao e acabei perdendo a posicao pro chileno. Ele montou uns 20 metros na minha frente. Resolvi arriscar e soltei a prancha com vontade no través. Acabei passando por ele a uns 10 metros do primeiro jibe do slalinho. Consegui me manter na frente dele e terminei com mais um 4° lugar (agora com emocao). Os 3 primeiros foram os mesmos da outra regata. Gabrielzinho conseguiu passar uns caras no slalom também e chegou em sexto!

Regata 3: sobrevivência!
No intervalo da 2ª pra 3ª regatas eu troquei a R19 pela R13 para tentar melhorar um pouco meu popa. O problema é que o vento apertou demais. Ontem eu falei que nunca tinha feito tanta forca numa regata na vida. Essa de hoje barrou! E o vento vai aumentando junto com o cansaco aqui. Podia comecar uma bufa e ir diminuindo…
Ñ consegui largar direito. De tao over que tava, eu ñ conseguia correr a linha. Por pouco ñ caí logo na largada, mas fui assim mesmo.
De novo consegui chegar na primeira cambada mais ou menos junto com os 3 primeiros. O Paulao montou em primeiro e deu uma parada, aí veio o espanhol e também fez a mesma coisa, o Nicolas ídem. Chegou a minha vez e aí entendi porque. Na bóia do primeiro contravento é onde mais tem vento na raia. A gente precisava cambar, passar os cambers, posicionar e aí sim tentar fechar a vela para andar. Se ñ fizesse com calma, era achatado para barlavento. O chileno me passou ali. Entrei no través completamente over e até agora ñ sei como cheguei na bóia.
Com o kit muito pra trás na retranca, o contravento sai legal, mas o través é bem ruim. O braco da frente estava queimando quando entrei pro popa. Quando eu vi, estava velejando com a base do SUP e sem a menor chance de engatar o trapézio. Tava muito difícil pra mim e eu já estava pensando em desistir, mas aí, do nada, apareceu do fundo um leao marinho, olhou pra minha cara e só faltou falar: Geraaaaaaaaaaaldo. Fiquei rindo sozinho da cena e dei uma descontraída. Consegui ficar em pé depois do jibe. Se eu tivesse caído, teria desistido. Dois outros caras me passaram, mas consegui recuperar no contravento e terminei em quinto. Paulao, bocejando, ganhou mais essa, com o Pablo em segundo, Nicolas em terceiro. Gabrielzinho ñ completou, Leozinho e Andrés ñ entraram. A Bruna tá ganhando todas também

Regata 4: kit pânico completo.
Fui para a quarta regata com o espírito de completar pra poder ter descartes melhores que DNF pra fazer lá na frente. Já tinha feito de tudo para amansar a prancha. Cacei a vela toda, aumentei a esteira, abaixei a retranca, cheguei o pé de mastro para frente, troquei a quilha. Agora, pra completar o kit-desespero, só restavam duas coisas: colocar o kit para frente para velejar com a vela aberta e passar o cabo da esteira no olhal de baixo da vela. E foi isso que eu fiz.
E ñ é que o negócio funciona¿ Deu uma sobrevida legal. Largamos e foi a mesma coisa da outra. Montei em quinto. Dessa vez, consegui me manter bem no través e estava programando tentar passar o chileno no slalinho de novo. Cheguei a emparelhar com ele no través, mas dei uma tirada de pé pra ir fritando o cara. Como essa regata era um pouco mais curta, dava para dar um sprint legal no fim. O Paulao ia solto em primeiro, o espanhol explodiu no popa e foi ultrapassado pelo Nicolas. O chileno deu uma vaciladinha no ângulo e fiquei bem próximo dele no jibe. Só que meu pé ñ saiu da alca da frente quando dei o jibe. Ñ lembro disso ter acontecido comigo nunca. Acabei caindo, perdi o chileno e ainda fui ultrapassado pelo Canseco.
No segundo contravento consegui passar o Canseco e tentei encostar de novo no chileno, mas ele montou com uma boa folga de mim. Entrei com tudo no través final, até esqueci que estava over, tentando chegar de novo no chileno. Ele fez os jibes redondinhos e ñ consegui passar. Lamento porque cheguei 5 segundos apenas atrás dele e demorei muito mais que isso para levantar depois do tombo no popa.
Nessa o Nicolas chegou na frente do Pablo. Ele ganhou de mim as 4 do dia e distanciou em terceiro geral. Paulao tá descartando dois primeiros! A previsao para amanha é do vento diminuir um pouco. Teremos mais 4 regatas, completando 12 em 3 dias. Excelente!
Daqui a pouco vai rolar a AGM (Annual General Meeting) da classe aqui no hotel. Nao tem nada polêmico na pauta e acho que vai ser tranquilo.
Resultados após 8 regatas: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.123812087781761.26818.100004589107436&type=3
Fotos: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.123881754441461.26852.100004589107436&type=1
Report dia 04 (2º dia de regata) por Gabriel BRA-127

Report day 2
Mais 4 regatas realizadas no Mundial de FEOD 2012!
Hoje o dia aqui em Paracas foi bem parecido com o de ontem, porem o vento ficou muito mais forte nas duas últimas regatas do dia, o que dificultou um pouco os velejadores (menos Paulao que estava voando) !!
Na primeira regata o vento estava começando a entrar.. fui com minha Overdrive 11.0 e fiquei na 5 posição atras do Marcello Morrone.
Na segunda regata o vento aumentou mais um pouco, chegando a uns 16 a 17 knots, fui de novo com minha 11.0 e consegui chegar bem, na 6 posição.
Na 3 regata o vento apertou demais, fui com a 9.7 mas não consegui completar a regata.. estava com o pé de mastro um pouco atras e fiquei Over!
Na última regata eu coloqueu meu pé de mastro todo na frente.. consegui segurar mais a prancha e cheguei na 7 posição.
As regatas até agora foram show!! tudo bem organizado!
Agora é descansar e se preparar para mais um dia!!
Abraços,
Gabriel Bastos BRA-127
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
Confira o filme do dia 2 (regata long)

Report dia 03 (1º dia de regata) por Gabriel BRA-127

REPORT DAY 1 = regatas
Fala galera!
Começou o campeonato aqui no Peru com 4 regatas alucinantes!!!
Hoje o dia amanheceu com pouco vento e com muito sol. Quando deu o tiro de 30 min para começar a regata ja tinha um ventinho de 12 a 15 knots na raia.
Na primeira regata fui com minha vela Overdrive 11.0. Larguei bem entre o pelotao que largou perto da boia e o pelotao que largou perto da CR. Montei a boia de contravento e do Popa em quinto e consegui manter ate o final da regata esta posição.
Na segunda o vento comecou a aumentar, variando entre 15 a 18 knots, optei em ir de novo com minha 11.0 e não me dei muito bem.. cheguei na 10 posição.

Na terceira regata do dia já estava batendo um vento de 17 a 22 knots (muito vento na boia de contravento) botei minha vela 9.7 mas não melhorou muito porque ja estava dificil de segurar a pranhca. rsrsrs
Na quarta regata eu larguei bem, montei a boia do popa e do contravento na 9 posiçao e no finalzinho conseguir passar os Peruanos da minha categoria no ultimo Jibe e cheguei na 7 posiçao.
Até agora os Brasileiros estao mandando muito bem aqui no Mundial!!!!
Agora é descansar porque amanha tem mais 4 regatas… “só isso” hehehe
Abraços,
Gabriel Bastos BRA – 127
Fotos dos resultados extraidos do Face de Paracas:




Report dia 03 (1º dia de regata) por Morrone BRA-3

Começou o Campeonato Mundial de Windsurf FE em Paracas, Peru. Como previsto, o vento não decepcionou e corremos 4 regatas hoje com rajadas bem fortes, especialmente nas duas últimas. Aqui o que eu vi nas regatas do dia:
Regata 1: Dobradinha brasileira!
– Larguei na ponta da flotilha, perto da bóia, e consegui vento limpo o tempo todo. O Paulão ficou a barla e não conseguiu soltar. Quando eu vi, tava montando a bóia na frente! Foi massa. Depois do contravento tem um través e um popa. No fim do popa o Pablo Ania me passou. Entramos no segundo contravento com o espanhol em primeiro, eu em segundo, Paulão já colado em mim e Nicolas. Consegui aproximar do espanhol e entramos pro segundo popa praticamente os três juntos. Paulão passou nós dois e foi na frente até o fim. Eu terminei em segundo e o Pablo em terceiro, bem perto. O Gabriel chegou logo atrás do Nicolas.
Regata 2: Largada foi decisiva!
– Eu e Paulão largamos com direito no barco. Na hora da largada entrou uma rajada e jogou todo mundo que estava na bóia sem direito lá pra cima. Como a linha estava muito comprida, os caras passaram muito na nossa frente! Lá no bolo dos “port tack” estava o Leozinho, que puxou o pelotão da frente por praticamente todo o contravento. Nicolas montou na frente, Paulão em segundo. Eu montei em sexto, atrás do Leozinho, que montou em 4o geral, do espanhol e do chileno. Consegui passar o Leozinho no través e encostei no chileno. O vento já estava mais forte.
No segundo contravento eu encostei mais ainda no chileno (ele de 9.7), mas tomei um rajadão e perdi o controle da prancha, perdendo totalmente o ângulo. Ele montou na minha frente, mas senti que eu tava andando mais. No popa jibeei 10 m antes e fui soltando pra cima dele. Consegui passar e terminei em quarto. Nessa o Paulão já começou a sobrar na raia.
Regata 3: Over!
– A CR anunciava que o vento estava chegando a 17.5 nós na largada. Aqui em Paracas, a gente larga no fundo e vem no contravento em direção à terra. Na bóia de contravento tem muito mais vento que na largada!
Dessa vez uma galera largou de port tack. Paulão, Pablo Ania e eu tivemos as melhores largadas. Adrenalina achar um buraco na linha pra largar, foi um barato!
Eu subia com um pouco mais de ângulo, o espanhol ia com mais velocidade, mas menos orçado e o Paulão no meio termo. Quando cambambos, fiquei meio over e o espanhol me passou por cima. No través o Paulão sumiu e o espanhol abriu de mim também, mas o peguinha com eles no contravento me deu uma certa margem pro quarto lugar.
No popa eu tive que acionar a 5a alça porque tava pesadão pra mim. Só que quando fui passar o pé de dentro pra alça de fora entrou uma rajada e eu fui. Ainda bem que eu cacei a vela e não soltei. Assim eu dei um “looping” com a vela e já caí na posição pra levantar. Não perdi a 3a posição, mas vi o pelotão chegar bem perto. Dei um gás no contravento e deu pra administrar até o final. Chegou o Paulão bem na frente, o espanhol em segundo, eu em terceiro e o Nicolas em 4o.
Regata 4: Sangue e areia!
– Essa pra mim foi a mais emocionante, mais ainda que montar em primeiro na primeira. O vento tava literalmente uma bufa. Eu, Paulão e o espanhol (que é um cavalinho também) ficamos de 11.0, o resto da turma trocou pra 9.7. Acho que nunca fiz tanta força numa regata!
Larguei com boa velocidade e ângulo e estava ali na comissão de frente. Quando cambamos, fiquei um pouco over, mas consegui me manter em pé, enquanto o espanhol explodia um pouco atrás de mim. Ele levantou rapidinho e ainda me passou antes de montarmos a bóia. Montei em quarto enquanto o Paulão passeava nessa regata.
No través e no popa reparei que os caras não estavam abrindo de mim e fui ali sobrevivendo. No segundo contravento, o Nicolas e o espanhol emparelharam, mas o Pablo tomou outro achatadão. Levantou rapidinho e montou logo atrás de mim. Na montagem da bóia, o Nicolas deu uma vaciladinha e “desceu” da prancha. Saímos pro último contravento os três praticamente lado a lado. Eu consegui orçar mais que o Nicolas e fiquei marcando ele. O espanhol soltou mais a prancha e tava em terceiro. Cambei, o Nicolas cambou junto e o Pablo esticou mais um pouquinho. A 30 m da bóia entrou um rajadãozão que tirou a gente do lay line. Com isso o espanhol passou e foi embora. Montei em terceiro com uma certa folga pro Nicolas. Só que no slalinho da chegada, o esforço da regata cobrou seu preço de mim. No primeiro jibe a vela escapou da mão e, quando eu levantei, estava tão over que não consegui apontar a prancha pro través. O Nicolas me passou.
O espanhol chegou com o supercílio sangrando (3 pontos). Na sede do campeonato, parecia que tinham jogado areia em cima de tudo. O vento levantava areia e jogava na nossa cara. Pra quem gosta de regata com vento, aqui estamos bem servidos!
As regatas estão bem divertidas, com um percurso muito interessante. Cada regata dura aproximadamente 25 minutos. Há que se destacar novamente a ótima organização do campeonato, tanto fora quanto dentro d’água.
Amanhã devemos ter outras 4 regatas. A previsão é que esse vento continue, diminuindo um pouco só no sábado.
Se eu não me engano, o Brasil tá em primeiro em todas as categorias que tem velejador inscrito. Vamos torcer pra continuar assim!!
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
Report dia 02 (regata long distance) por Andrés BRA-9000

Report dia 2 – nome dis do long distance “El cruce de la bahia”. O dia amanheceu já com sul de uns 18-20 nós umas 10 da manha, diferentemente dos outros dias que só ventou pela tarde. Terminei de arrumar o equipo e por volta das 2:30 entrei na água, hoje o vento estava bem mais fraco, entre 10-14 nós e bem rajado, diferente dos outros dois dias que estava mais constante. A regata foi um bate volta de través, bem liso e tranquilo, foram 12 km nao 24 como falei ontem, bastante gente na água, umas 40, 50 pranchas. Mais tarde tem a cerimonia de abertura e amanha começa pra valer!!! Valeu!!!

Report dia 02 (regata long distance) por Morrone BRA-3

retirado do Face: Formula One Design Brasil
Acabou a “long distance” aqui. Entre aspas porque não deu nem meia hora de regata kkk. Achei que eram 24 km, mas eram 12. Través 90 graus com o vento, 6 km, dá um jibe e volta 6km.
Até que a largada foi tranquila. Eu achei que ia dar pau aquele monte de prancha largando no través e fiquei um pouco atrás pra garantir o equipo pras regatas que vão valer mesmo, a partir de amanhã.
Na frente ia o Nicolas, Paulão e o Pablo Ania. Montei em sexto, mas passei um no jibe. Aí, quando olhei pra trás, a galera que ia entrando pro jibe, começou a pegar a sombra da vela do pelotão que ainda estava chegando na bóia. Uma galera boiou kkk. Na frente o Nicolas e o Paulão deram uma arribada, só que o Paulão arribou demais. Ele falou que não tava vendo a chegada. Passei um outro carinha no meio do retão, já com a coxa fritando. Um pouco depois o Paulão abortou de vez e foi pra sede do campeonato direto, sem cruzar a linha. Então ficou o Nicolas em primeiro, o espanhol Pablo Ania em segundo e eu em terceiro.
Ainda não saiu a súmula e não vi os resultados dos outros brasileños, mas acho que o Leopai Filho não correu.
Na chegada um troço inédito: shake de proteína batido na hora kkk. É do patrocinador Herbalife.
Tá bonito de ver o monte de velas rasgando a baía!! Ano que vem vai ser um monte de velas rasgando a Bahia!
Cerimônia de abertura! Bruna Martinelli foi nossa porta-bandeira. Da esquerda pra direita temos França, Holanda, Espanha, Argentina, Chile, Italia, México, Peru, Rússia e Brasil!

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
Report dia 01 (regata treino) por Andrés BRA-9000

Report day 1 O local aqui é bem irado, fica no deserto, uma bahia bem calma, a cidade de paracas é minuscula, n tem quase nada. O vento aqui é termico, entao por volta das 2 da tarde o vento chega todos os dias, de 16-23 nós de sul, hoje foi o dia de medição e de regata treino, as condições de velejo são bem boas, mar flat, menos onda que na lagoa e vento bom de médio pra forte. Hoje deu pra dar um treininho irado, terminar de regular o equipo, que por sinal a TAM fez estrago, um mastro veio ruim na ponta e pra n perder a viagem a prancha com um teco (dessa vez pequeno). Chegou a fazer calor, só que a água é bem gelada, tinha até um leão marinho e muita água viva, deu pra velejar sem long John mas sem sol fica impossivel. A estrutura esta maneira, umas cinco tendas bem grandes, vários botes com juizes e de apoio, mas o campeonato so começa na quarta. Amanhã vai ter um long distance de 24 km, que eles chamam “El cruce de la bahía”. valeu!!!
Report dia 01 (regata treino) por Morrone BRA-3

Hoje a brincadeira aqui já foi com raia cheia. Bem legal! Vento chegando aos 20 nós na regata treino e depois apertou mais no fim da tarde.
Como eu disse na outra vez, vamos ter que trabalhar legal pra fazer bonito como eles estão fazendo aqui! Parece estar muito bem organizado. Dentro d’água tem um bote com juiz em cada bóia do barla-sota.
O percurso de hoje estava bem legal. 7 bóias!! É assim, larga, monta a bóia de contravento, faz um través, faz um popa curto, faz um contravento curto, faz outro popa curto, outro contravento e entra na chegada que é um slalinho na frente da praia.
Amanhã é a regata de longa distância (24 km), com largada às 15:00 aqui em Paracas
Abaixo fotos que garimpeu do Face do evento:


e um clip de abertura deles:

Quem quiser acompanhar melhor o evento, eles tem atualizado pelo Face de Paracas e tb pelo da FE. Mas tb vamos colocando aqui que formos recebenso as news!
Abraços a todos e boas regatas!
BRA-121
+++++++++++++++++reports anteriores+++++++++++++++++

Acontece agora entre os dias 17 e 22 de dezembro o Campeonato Mundial de Formula Experience na linda Paracas localizada a cerca de 3hs de carro de Lima Capital do Peru.
Para lá estão indo até o momento os Brazucas, Andres, Léozinho, Gabriel, Paulão e outros que vamos atrualizando!!!
O Evento esta sendo feito com todos os detalhes que os Peruanos sempre fazem muito bem.
Vamos curtir a pagina deles no Face e acompanhar pelo site este evento que finda o ano de 2012 para a classe que já tem seu proximo mundial de em Salvador (Bahia) bombando em lojistica e empenho por parte dos seus organizadores!
Bons ventos a todos, sorte para todos os competidores e aguardamos mais news!!!
Site do evento: http://www.paracasworlds.com/
Face: https://www.facebook.com/paracas.worlds?fref=ts