Fernando Boccia representará o Brasil no Defi Wind

— registrado em: windsurf (Matéria por site parceiro Katanka vinculado ao www.WINDSUPBRASIL.com )

Velejador paulista disputará com outros 1110 (mil cento e dez) atletas a maior competição de Windsurf do mundo em número de participantes no sul da França

Fernando Boccia representará o Brasil no Defi Wind Fernando Bocciarelli

1111 velejadores de Windsurf emparelhados! Um deles será o paulista Fernando Bocciarelli. Boccia, terceiro colocado no último Mundial de Windsurf FE em 2010, irá participar pela primeira vez de uma prova com equipamentos da modalidade slalom e conta quais as suas expectativas em relação ao Defi Wind 2011, que rola no início de junho em Gruissan, França:

logoktk O Defi Wind é a maior regata de windsurf em número de participantes. Este ano serão 1111 velejadores largando simultaneamente. A primeira pergunta que vem à cabeça é: em que posição você espera concluir o campeonato?

FB: Sei lá, nunca corri uma regata de slalon, acho que se chegar na metade já esta bom… 200 seria ótimo ! Mas só de velejar perto de pessoas como Robby Naish, Kevin entre outros vai ser irado.

logoktk Na sua opinião, quais serão os momentos de maior emoção em Gruissan?

FB: Pelo que vemos nos vídeos acho que deve ser a largada, se bem que deve ser muito bom estar no meiozão do bolo, olhar para todos os lados e ver muita prancha em volta. A chegada deve ser bem legal tb, depois de 40 ou 60 km do percurso, a sensação de dever cumprido deve ser ótima. Outro ponto forte é a integração de todo mundo fora da água, vai dar pra conhecer muita gente do mundo todo. Efim tudo !

Acho que essa regata é o tipo de coisa que você tem a fazer uma vez na vida. Vamos ver, mas pelo que falam, se você for uma vez vai querer ir 2, 3, pra sempre… Vamos ver se no ano que vem consigo arrastar outros brasileiros

defi_largada

 

Largada de uma bateria do Defi Wind

  

logoktk O Defi é composto de provas de média distância com retas muito longas. Qual sua estratégia para esse tipo de regata? 

FB: Na verdade, em cada regata são 4 pernas, 3 jibes e um total de 40 a 60km, não tão médias regatas assim… Não tenho a mínima idéia de qual vai ser a minha tática, dei uma estudada e pensei em largar no meio da linha e tentar fazer a linha mais reta possível entre bóias… Me disseram que, por ser muito longa, tem mudanças de intensidade e direção do vento, então, em termos de tática, o melhor será escolher a vela certa e botar pra andar o máximo que der… Vou ver na hora a melhor tática e ir me adaptando.

logoktk Na história do Defi já tivemos dias com ventos fracos e outros com rajadas de 50 nós. Que equipamentos você vai inscrever lá?

FB: Pode inscrever o que quiser desde prancha de onda, freestyle, slalon freeride, etc. Pode largar com no mínimo 15 nós e não tem máximo. Estarei lá com as Severne Reflex 2 6,2 7,0 e 7,8 e ainda uma de wave 4,7 para se ventar acima dos 45 nós. A prancha será a única que eu tenho, a Starboard iSonic 97 lts 2011, a qual venho treinando na ilha com boa velocidade. Tem um bom jogo de quilhas, de 30 a 38 cm.3

 

boc_slalom

Fernando Bocciarelli