Pessoal,
Ontem tivemos um dia difícil de vento. Temperatura muito alta e o vento estava previsto para umas 15hs, mas só firmou perto das 16hs e ainda assim muito fraco.
Preparativos
Durante toda a semana eu, Janjorge e Bira estávamos completamente envolvidos com a organização da regata. Bira por ser o anfitrião recebendo toda a turma na sua Marina, trabalhou muito duro a semana toda junto com seus pupilos André e Nilsinho e sua 1ª dama Dani para que todos nós tivéssemos o melhor conforto possível em sua estrutura.
Inscrições: Penso que não deveria estar escrevendo a respeito disso, mas imaginei que seria importante pontuar para não deixar dúvidas. A relação entre valor das inscrições (R$ 30,00 por pessoa) e despesas do campeonato ficou negativo em (R$ 70,00), ou seja, foi com as inscrições que conseguimos fazer o evento. Obrigado a todos vocês que participaram e ajudaram diretamente a realizar essa etapa.
Na água já tínhamos uma idéia nova e que foi bem legal, tivemos barcos que levaram as pessoas que queriam ver o campeonato de perto. A nossa turma que está sempre nos apoiando nos nossos campeonatos…Ronaldo sempre com seu já conhecido catamarã Homem de Honra e sua tripulação, encostou em terra e começou e levou uma turma de amantes da vela que ficou de (camarote vip) para assistir a regata. Estava lá também o catamarã de Sérgio Damica que deu todo o apoio fazendo inclusive a CR, um luxo para nosso humilde desejo de cada vez mais revitalizar o windsurf baiano. Ainda tivemos dois barcos de apoio com Paulinho sempre colado com a turma, Fabio, Annibal e outros amigos.

Saída de terra
O calor era absurdo, deveria estar algo perto dos 40°. O vento estava muito fraco e ainda no Oeste por volta das 14hs se não estou enganado. Já era tarde quando fomos pra água (umas 14:30), nunca vi o vento naquela posição e naquele horário com um dia previsto para ventos Leste. Logo que fomos entrando na água ele foi rondando a caminho do Leste, mas muito tímido ainda e todos fomos literalmente boiando e sem pressão nem pra bombear até a CR que estava a aproximadamente 1,5 milhas de terra.
1ª Regata

Chegamos na CR e ficamos rodando, parado de vela na água, conversando, perturbando, e tudo isso esperando ventar mais uns 3 nós… O vento estava na casa dos 5 nós, com rajadas que chegava aos 7.2 no pico (medido pelo anemômetro digital da CR), quase impossível planar. Eu sempre uso a estratégia de sempre ficar perto da CR quando o vento está fraco para ouvir os tiros e acompanhar as bandeiras, e em uma dessas passadas pela CR percebi Dilson Pires mexendo nas bandeiras, então tive a ousadia de perguntar (o que não pode fazer por conseqüência de ser protestado) a ele se havia iniciado algum procedimento, e neste momento pude perceber ele contando regressivamente para a largada… então eu pensei: to ferrado!…Eu estava boiando, tinha menos de 7 nós (limite mínimo pra largada de Fórmula) e eu perto do barco com amuras a boreste (braço direito no mastro = direito de passagem), porém o bordo não era o favorecido, ou seja, a melhor largada era com amuras a bombordo perto da bóia e lá estavam os dois experientes e atentos Sérgio Borges e Sérgio Lobo prontos pra largar….
Bom, neste mesmo instante estava toda a flotilha uns 30 metros abaixo da linha de largada, pois ninguém ouviu e percebeu que os procedimentos de largada foram iniciados…. vamos em frente, faltavam menos de 10 segundos e logo então eu me concentrei a tentar planar e me afastar da linha, já que tinha uma correnteza forte puxando para trás da linha….então largou, conseguir cambar e com amuras a bombordo fiz muita força, muita mesmo pra conseguir planar e assim gerando um ventinho aparente que me manteve planando durante todo o bordo…aí veio Sérgio Borges e Sérgio Lobo…fomos nos misturando na raia, entre planadas e boaidas….o o restante da flotilha teve muita dificuldade de planar, só Dene depois de bastante tempo conseguiu planar e continuou a regata.
Quando montei a bóia para fazer o 2º contra vento chamei o barco de apoio da CR e pedi que solicitassem a CR que fosse cancelada a regata por falta de vento, pois eu boiava inclusive neste momento, mas ouvi que continuasse que estaria valendo. Mesmo contrariado continuei.
No resumo, eu, Dene, Sérgio Borges e Sérgio Lobo completaram a regata (se não estou enganado), e nesta mesma ordem de chegada. Essa regata foi protestada e cancelada pelos velejadores que não conseguiram fazê-la, porém eu concordei com o cancelamento mesmo tendo vencido, pois sou velejador de uma classe onde todo o velejador tem equipamentos iguais, e partimos do princípio que isso é o mais justo, fazendo com que o potencial do velejador que faça a diferença e não o equipamento, e apliquei essa mesma idéia de ser justo com a regata e com os competidores, já que foi notório o vento abaixo do mínimo permitido, embora a CR tivesse validado. A regata de fato deveria ser cancelada.
2ª Regata
Na segunda regata o vento firmou e melhorou se mantendo entre 8 e 12 nós. Nesta, todos acompanharam os procedimentos de largada e deu tudo certo. O melhor bordo pra largada continuou sendo com amuras a bombordo largando da bóia e assim foi… lembro que eu, Sérgio Borges, Janjorge, Dene, Vicente e mais uns 2 largamos juntos…fiz uma boa largada, aliás, esses citados fizeram uma boa largada. Depois de uns 30m que larguei meu gancho do trapézio soltou o que me fez arriar a vela na água pra ajeitar e perder várias posições, e como o nível dessa turma está muito parecido, ficou difícil recuperar. O primeiro contra vento a ordem da bóia foi de Dene, Sérgio Borges, Vicente, Janjorge e eu… todo mundo planando….
Dene (FW) fez uma regata muito boa e abriu um pouco de Sérgio Borges (FW) que andou muito bem também e ficou em segundo, confirmando inclusive sua impressionante regularidade nas regatas. Em seguida veio Vicente de FOD que não me deu chances de recuperação… aí veio eu (FOD) e Janjorge (FOD) na seqüência….foi chegando Bira (FW), Murilo (FOD)e todos os outros, só não lembro a ordem (a súmula não está aqui agora comigo)
Na race Sérgio Mendes foi soberano, mesmo sem seus principais adversários, mas mostrou que mesmo depois de anos parado o seu nível técnico continua afinado e promete muita disputa no decorrer do ano. A race é uma classe com características diferentes das FOD/FW, é uma prancha mais comprida e com bolina, o que faz que ela ande melhor que as Fórmulas em condições de vento muito fraco, alías, abaixo de 7 nós as fórmulas não podem competir de acordo à regra, já as races ficam no paraíso.
Na windsurf iniciante o pega entre Mateus Mesquita (FOD) e Gustavo Lessa (FOD) foi emocionante. Os dois trocaram posições durante todo o contra vento, travando um duelo (saudável) a parte causando emoção no coração dos dois, pois além de amigos eles velejam juntos desde o início. Quando entrou no popa a experiência de Mateus adquirida em outros velejos o levou a fazer uma perna de popa no melhor angulo e mantendo a velocidade, enquanto Gustavo arribou muito perdendo um pouco de velocidade… Então Mateus venceu, com Gustavo em 2º e a grande revelação Eduardo (velejador treinado por Vicente) ficou com o 3º lugar.
No feminino a campeã baiana e brasileira Tatiana Furtado fez jus ao favoritismo e levou o primeiro lugar, na sua cola veio Diana, velejadora que promete uma evolução rápida de FOD. Vocês estão fazendo bonito, é muito bacana poder vê-las conosco nas regatinhas.
Tivemos também a turma da classe laser e Trindade que prestigiaram o evento e abrilhantaram ainda mais a Baía de Todos os Santos junto com as pranchas de windsurf.
Depois das regatas tivemos um almoço/jantar (velejador só come depois das 18hs em dia de regata) com dobradinha e tudo mais. Estava muito boa a comida preparada por Dani Mesquita (primeira dama).
Premiação
FOD
1º Lugar Vicente Barreto
2º Lugar Alexandre Lessa
3º Lugar Janjorge Mello
FW
1º Lugar Dene Brito
2º Lugar Sérgio Borges
3º Lugar Bira Mesquita
Race
1º Lugar Sérgio Mendes
2º Lugar Marcos Campos
3º Lugar Marcus Lane
Windsurf Iniciante Feminino
1º Lugar Tatiana Furtado
2º Lugar Diana Queiroz
Windsurf Iniciante Masculino
1º Lugar Mateus Mesquita
2º Lugar Gustavo Lessa
3º Lugar Eduardo
Agradecimentos: Com certeza devo esquecer de um monte de gente, mas se considerem lembrados, já estou há 1h escrevendo esse email…rs…tem um monte de velejador/velejadora, alunos, amigos e etc…lembro de todos, mas não tenho uma boa desenvoltura em textos muito grandes.
Agradecer a Bira que se virou em 30 neste sábado tão corrido, tudo que você pedisse a ele tava na “mão”, de uma presteza incrível….a Dani que arrebenta com sua organização, e a meu sócio Janjorge Mello é doido igual a mim…rs…em trabalhar pelo windsurf baiano. Vocês nem imaginam como dá trabalho fazer um evento desses, Bira que o diga.
Agradecer a Arlindo Rodrigues da Ginga Produções, que mais uma vez nos deu todo apoio.
A Dilson Pires da CR, sempre disposto a nos prestigiar.
A Sérgio Dâmica com seu belo barco ajudando muito a Axé Wind e a Marina Beira Mar.
A Ronaldo e seu catamarã Homem de Honra sempre presentes em nossos eventos.
A Paulinho, Fábio, Annibal e outros amigos.
A André, Nilsinho e demais colaboradores da Marina Beira Mar.
Agradecer a TV Bahia que divulgou nosso campeonato.
Agradecer ao Jornal do velejador baiano – Correio da Bahia
E em especial a cada um de vocês que prestigiaram e participaram.
OBRIGADÚÚÚÚ.
Campeonato Baiano de Windsurf 1ª Etapa
Realização: Axé Wind e Marina beira Mar
Equipe Axé Wind
Alexandre Lessa
Coordenador FE/FOD Bahia