Europeu de FE

Portimão 2011 – Dia 4 (Por Marcelo Morrone BRA-3)
Hoje, como previsto, corremos mais duas regatas aqui em Portimão. A primeira estava marcada para as 3 da tarde, bem na hora que o vento começa a apertar. Em terra a dúvida era se ia com a vela 11.0 ou com a 9.7. O velejador local Vasco Chaveca montou a 11.0, mas, quando foi para a praia levar a prancha, voltou já montando a 10.0 e dizendo que estava forte.

Como eram só duas regatas e meus melhores resultados foram com vento mais forte, montei a 11.0 mesmo. Boccia também foi de 11.0.

O vento estava forte na primeira largada, mas não tão forte. Como de costume larguei na bóia tentando achar vento limpo enquanto a flotilha brigava para largar mais perto do barco (lado favorável da linha). Esticamos bem o bordo que vai “pro fundo” para cambar só duas vezes. Deu certo, mas hoje a bóia de contravento estava muito perto da praia e a gente ficava vulnerável no lay line porque o vento estava muito rajado ali. Eu e Boccia estávamos mais ou menos juntos, eu um pouco mais orçado e ele um pouco mais a frente. A gente ia montar a bóia um grudado no outro, mas ele acabou deixando a vela escapar na cambada e depois ainda caiu. O popa estava uma delícia, com vento bom e umas ondinhas pra descer. Montei a bóia de popa e segui orçando no bordo pra praia. O vento deu uma negada pra mim, mas insisti pra ver se pegava uma rajada positiva mais na praia e não deu certo. Perdi duas posições, mas voltei a passar os caras no segundo popa. Cheguei essa em oitavo.

Entre uma regata e outra o vento subiu. Achei mais forte que ontem. Larguei pra segunda de novo perto da bóia e encaixei muito bem o primeiro bordo, conseguindo andar com bom ângulo e confortável, apesar de muita onda contra e muita rajada forte. Quando cambei reparei que eu estava bem na regata. Montei o contravento em 5o e não tão longe do 4o. Consegui chegar perto do ESP no popa e montamos a bóia bem perto. Como ele teve que tirar o pé da 5a alça e eu estava na alça de fora, consegui montar melhor a bóia saindo por dentro. Ganhei a posição dele e do cara que vinha na frente, que esticou demais o bordo e caiu na mesma rondada que eu tinha caído na regata anterior. Nem acreditei que eu tava em terceiro! Um pouco abaixo de mim estava NED. Ele cambou e passou atrás de mim e eu estiquei um pouco mais. Quando cambei de novo passei a apenas alguns metros do POR 5 (olha a FE metendo o bico lá na frente aí, gente!). Tive que dar água pro NED antes de cambar pra ir pra bóia e acabei sangrando o lay line. O NED, que tava atrás de mim terminou a regata em 2o! Depois veio o POR 5, o POR 6 eu e o Boccia que recuperou um monte na segunda volta, passando uma galera.

Falta apenas uma regata, mas os campeões já estão definidos. Aqui em Portimão temos 3 títulos continentais em disputa. O Europeu de FW Master, Europeu de FW Youth e FE. Como eu disse antes, não deu certo o carregamento de FEs aqui pra Portugal e eu e Boccia tivemos que correr junto com as FW mesmo. Eu estou disputando o Europeu de FW Master e o menino Boccia corre na Senior como categoria convidada. Na disputa tupinikim o Boccia segue 4 pontos na minha frente. No master eu estou em terceiro, mas ainda não tá definido

O campeão Youth, que também já ganhou no geral é o polonês Jacek Piaseck. O garoto disputou o mundial no ano passado, em Araruama e terminou em segundo lugar na Youth, atrás apenas do brasileiro Biel Browne. O campeão Master é o português Vasco Chaveca, que joga em casa aqui em Portimão.

Jacek Piaseck

Galeria de fotos atualizada: http://gallery.me.com/marcellomorrone#100238

++++++++++++++++++++++

Portimão 2011 – Dia 3 (Por Marcelo Morrone BRA-3)

Vamos contar de trás pra frente hoje. O dia terminou em um restaurante que os portugueses Vasco e “Bon Jovi” nos levaram. Pelo tanto de voltas que demos de carro, acho que nenhum turista deve ter comido lá. E quem é turista aqui em Portimão e não foi, tá perdendo!!!

O primeiro brinde a Pedro Álvares Cabral, que tornou possível nossa presença ali, foi com um chopinho mesmo, combinando com pão da casa, um queijo que derretia na boca e azeitonas do Alentejo. Depois, acompanhando o prato principal (no meu caso, um arroz de polvo sensacional), duas jarras de vinho e, fechando a conta, já na sobremesa (no meu caso, Real Isabel, uma torta de amêndoas recheada com fio de ovos), duas doses de “Melosinha”, que é um fermentado delicioso de uma fruta que eu não vou lembrar o nome de jeito nenhum.

Antes disso, ainda sóbrio, claro, mais 4 regatas. E hoje as regatas foram com vento que quase pode ser classificado como em excesso. Deixa eu contar como foi novamente em ordem cronológica…

Como eu disse ontem, a primeira largada estava marcada para as 15:30. E quase perdi a hora, acredita? O vento já estava bom na primeira. Juro que eu to tentando lembrar aqui, mas o report etílico tem esses lapsos mesmo kkkkk. Vamos pra segunda.

Essa eu lembro bem. Já na largada meu companheiro de equipe Boccia saiu soltando pra cima de mim (eu a sotavento) e acabei ficando sem vento na vela e precisei cambar. Mas o trabalho de equipe deu certo e o bicho montou simplesmente em terceiro geral no primeiro contravento. Mais tarde ele me disse que marcou 54.4 Km/h de velocidade máxima no GPS nessa regata!!! Olha a FE metendo o bico lá na frente aí, gente!!!!!! Terminou em quinto. Eu ainda consegui recuperar alguma coisa pra terminar em nono. Na última volta, o vento já estava bem forte.

Entre a terceira e a quarta regatas, como sempre, um intervalinho pra tomar uma água e pra mão arder. Na praia era tempestade de areia, tava bonito de ver. Resolvi manter a 11.0. Apesar do coração mandar eu ir montar a 9.7, o cérebro, comandado pelo corpo, me deixava sentado nos 30 cm de sombra que eu achei.

Fomos pra terceira. Muito vento!! Dessa vez o Boccia me deixou largar, mas a moçoila da POL não. Perdi um tempo pra sair fora dela, mas consegui vento limpo em seguida. Fui boa parte do percurso vendo com o POL 13 (que ganhou a regata), mas errei feio na hora de cambar e perdi muito no bordo descendo pra praia. Errei o lay line do popa e terminei a perna boiando pra não precisar dar outros 2 jibes, mas me animei de novo pro segundo contravento porque montei logo atrás do italiano. Ele abriu um pouco após a montagem da bóia do popa, mas consegui passá-lo no bordo seguinte e até abri um pouco, passando também outros 2 FWs. No segundo popa, que tem sido a melhor parte das minhas regatas, eu caí na hora do jibe. O pé agarrou na alça e não consegui tirar na hora. Eu tava uma posição atrás do Boccia, que terminou em quinto. Perdi 4 posições.

Pra quarta regata resolvi caçar a vela, abaixar a retranca e chegar o pé de mastro pra frente. Tudo como manda a teoria do desespero…impressionante a distância que eu estava da CR quando acabei de regular. Com o ventão que estava fui parar perto do Marrocos. Tinha uns 25 nós.

Pra variar, largamos na bóia para fugir das FWs. O Boccia mais embaixo e eu em cima. Cambei um pouco antes da rajada e acabei perdendo altura no bordo da praia, mas o velejo estava confortável e eu senti que estava rendendo bem. O Boccia foi melhor e montou ali entre os 4-5 primeiros geral. Depois vinham 2 FW e eu. Passei um cara no popa e montei a bóia embutido no FRA. Consegui encaixar uma rajadinha boa e me mantive acima do FRA. Ele cambou, estiquei um pouco e cambei também. No bordo que recebe o vento da praia, o vento estava muito forte. Cada rajadão que ameaçava decolar o equipamento. Consegui passar o FRA nessa perna e, quando cambei, estava uns 10 metros na frente do Boccia também. Veio um gás não sei de onde e mantive o pé na alça de fora pra descer o popa a milhão. Consegui passar ainda um outro FW pra terminar em 5o geral, minha melhor regata do campeonato. O Boccia terminou em 7o, com uma média excelente durante todo o dia.

3 dias e 12 regatas! Agora sim o corpo tá acostumando e ainda fica aquele gostinho de quero mais. Windsurf é isso, o tanto que a gente apanha não chega nem aos pés do prazer que a gente tem.

Como a regra não deixa ter mais que 15 regatas, para amanhã estão previstas só 2 regatas e no sábado só uma.

portimao14

Entrando na Marina no final do dia de hoje

Fotos do 3º dia: http://www.formulawindsurfing.org/gallery.php?id=406

Resultados com 12 regatas: http://www.formulawindsurfing.org/filez/results/110617/2011%20PORTIMAO%20RESULTS%20AFTER%2012_OVERALL.pdf

++++++++++++++++++++

Portimão 2011 – Dia 2 (Por Marcelo Morrone BRA-3)

Mais 4! Fomos pra água às 14:30 morrendo de medo da CR largar sem a flotilha lá, como fez ontem. Hoje foi ao contrário…todo mundo lá e a regata não saía. Fomos largar mais ou menos às 15:45.

Aprendi uma técnica aqui pra melhorar a síndrome do braço de Popeye que tive ontem. Quando travar aí experimenta girar o braço várias vezes. Acho que dá uma centrifugada no sangue e o antebraço amolece legal! Mas o problema não se resumia só a isso. Hoje, quando acordei, parecia que eu tinha passado a noite inteira apanhando. Pescoço duro, costas, pernas e braços doendo. Apelei pro Bengay. Pra quem não conhece, não é nada disso que parece. E funciona! Fui pra água com outra disposição hoje e consegui inclusive usar a regulagem que eu costumava usar quando era jovem eheh

portimao13

Na primeira largada eu fui abalroado por um velejador de Seychelles e fui pra água (logo hoje que eu entrei sem neoprene). Até levantar, cambar, bombar, planar…. Na real a largada inteira foi bem confusa porque a linha, cá entre nós, estava mal montada, muito curta e favorecendo demais a largada sem preferência. Como a linha era pequena ninguém quis arriscar largar ao contrário e foi uma zona, com um monte de gente cambando na linha.

Principalmente com vento fraco é muito difícil pra gente com a FE largar junto com a flotilha de FW. Achar vento limpo é praticamente impossível, mesmo largando bem. Após uns 15 segundos já estamos com gente “atrapalhando”. E o Boccia também se deu mal na largada. Eu terminei essa regata em segundo e o Boccia em terceiro… no feminino!

O vento deu uma rondada e uma apertada pra segunda regata. E a CR não consertou a linha! Aí não restava outra opção que não fosse largar “na contramão”. Eu, Boccia e mais uns 4 largamos na bóia encarando o resto da flotilha. O Boccia acabou escapando e teve que voltar e largar de novo. Eu consegui passar na proa de todo mundo e fiz o primeiro contravento velejando sozinho. Essa foi minha melhor regata. Com vento limpo é mais fácil de andar. Montei o contravento em 4o. Não sei em que posição cheguei.

portimao12

Chegando à praia após a 2a regata

Entre a segunda e a terceira teve um intervalo. Fomos pra praia matar um litrão de Penacova e, como o vento estava bem forte, resolvi caçar a vela toda. Ontem a CR largou sem ninguém na raia e hoje eles nos deixaram boiando. O vento, que estava mais forte, foi diminuindo. Larguei até mais ou menos bem, na bóia logo atrás do Boccia. Mas fiquei entre duas FW e fui perdendo rendimento. Pior que eu vacilei, pois tinha que ter cambado e saído fora, mas insisti entre os caras e foi a pior tática possível. Quando cambei de novo, o pessoal que vinha no bordo da praia estava bem mais a frente. Pra piorar um pouco, catei um cabo de uma bóia quando cambei perto da praia e fiquei um tempo pra desgarrar e começar a planar de novo. Recuperei um pouco no popa, mantive no segundo contravento e recuperei outro pouquinho (2 posições) no segundo popa. Mas foi bem ruinzinho o resultado.

Pra quarta regata eu já tava sem gás! Larguei bem, estiquei um pouquinho e, quando ouvi a primeira FW atrás de mim, cambei pra praia. O Boccia queimou de novo e jibeou na bóia de largada pra partir novamente pro outro lado. Nessa ele encaixou um bordo muito bom e quando cambei de novo perto da praia ele já tava junto. Na segunda volta ele me passou no meio do contravento e fizemos um peguinha legal no popa. Ele chegou uns 2 metros na minha frente.

No fim, acho que ficamos na água umas 5 horas hoje. Canseira!!!! O dia terminou numa churrascaria. O panfleto que achamos no carro dizia assim: “Promoção às segundas, terças e todos os dias”. Ainda bem que hoje era quarta e conseguimos pegar a promoção!! E a carne tava boa mesmo!

Amanhã a previsão é de 18 nós e as regatas vão começar só às 15:30. 19:30 aí no Brasil. Isso é hora de correr regata?

Sumula de regata: http://www.formulawindsurfing.org/filez/results/110616/2011%20PORTIMAO%20_AFTER%208%20overall.pdf

Fotos: http://www.formulawindsurfing.org/gallery.php?id=405

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Portimão 2011 – Dia 1 (Por Marcelo Morrone BRA-3)

4 regatas hoje! E como estou praticamente desde janeiro sem velejar direito, a velha carcaça está acusando 🙂

portimao6

Ó a cara do cidadão no fim do dia!!!

Bom, fomos pro mar com vento bem fraco na saída da marina, mas logo ele ficou bonzinho com uns 10 nós na rajada. Não vi nem a cor da bola na primeira regata!!! Antes da primeira largada meus dois antebraços travaram e eu fiquei sem força nenhuma pra velejar. Pensei em voltar pra terra, mas acabei indo pra largada pra ver o que que dava. Não consegui bombar pra largar e fiquei boiando.

Houve um problema de atraso para a chegada dos equipamentos aqui, só devem chegar na quinta, e o campeonato está sem FEs na raia, infelizmente. Então estamos competindo na FW mesmo, já que o equipamento também é homologado para competir na classe.

Esse parágrafo anterior foi só pra se ter noção de onde que eu fiquei na regata com essa boiada na largada né? Iluminei a raia com uma mega-lanterna. Pra piorar, quando cambei o braço não conseguiu segurar a retranca e a vela foi pra água. Fiz a regata inteira pra cumprir tabela e cheguei em terceiro ou quarto (de trás pra frente, lógico). Acho que fiquei em terceiro no feminino ahahah

O Boccia montou em quarto no geral, mas se perdeu um pouco na segunda volta e caiu posições. Tá andando muito no contravento o bicho!!

portimao7

Fernando Bocciarelli

Entre a primeira e a segunda regata eu fiquei na água tentando alongar os antebraços. Melhorou bem, mas ainda tava tudo duro como pedra. Dessa vez consegui largar planando, pois o vento melhorou e não precisava mais bombar. Consegui acompanhar a turma na primeira volta. Pra se ter uma idéia do rendimento, o primeiro pelotão tem uns 4-5 caras, sendo que dois (POR 5 e POL 13) se destacam. Depois vem o segundo pelotão com mais umas 8 pranchas. Nós, com o equipamento de FE, quando estamos acertadinhos, estamos misturados nesse segundo pelotão.

Na segunda volta eu não consegui manter o ritmo e fui ficando pra trás. Dessa vez não só os braços, mas também as pernas estavam travadas. Ainda assim já estava valendo só pelo velejo! O vento estava ótimo e o mar aqui é muito gostoso.

Houve um intervalo entre a segunda e a terceira regatas. Aí sim encontrei a solução pros meus problemas: água mineral Pé Na Cova!!!! Um gelzinho de carboidrato de ação rápida e 1.5 l de Pé na Cova e vamo nós pra terceira!!!

portimao9

Sempre há uma esperança com água mineral Penacova!!!

O vento estava ainda mais forte e mais gostoso de se velejar. Só que praticamente a flotilha inteira ficou na praia e a CR (que estava mais ou menos a 1 km pra dentro) deu a largada assim mesmo. Duas pranchas largaram no tempo. Quando chegamos fomos direto pra regata. Corremos a regata inteira pra saber que não tínhamos conseguido chegar na largada a tempo e fomos desclassificados. Mas a regatinha “à toa” foi muito bacana. Pena que éramos só eu e o Boccia de FE, porque foi o tempo todo a gente alternando posições. No final eu cheguei na frente com ele no vácuo.

A quarta e última regata foi disputada com vento de verdade. Acho que tinha uns 20 nós na rajada. A linha de largada aqui está bem curta e tá difícil fugir das FW pra largar com vento limpo. Largamos na bóia misturados com alguns outros velejadores. Eu fiquei no back do POR 6 e depois de outro cara e cambei pra praia. Até que foi bom, porque na praia consegui encaixar uma rajada bem forte e rondada e cruzei na frente do Boccia. Montei o primeiro contravento e o popa na frente, mas no segundo contravento ele me passou nessa mesma rajadona. O percurso é bem grande, muito legal, não é aquele autorama de cambar e montar a bóia. O Boccia cambou novamente pra terra e eu estiquei um pouco mais pro fundo. Quando cambei novamente eu estava 2 metros na frente dele e com nenhum milímetro de folga no lay line pra montar a bóia. Eu escutava o barulho da prancha dele como se tivesse no alcance da mão. Consegui montar na frente e mantive a posição até o fim da regata, com as pernas queimando no popa.

Aqui um parenteses para falar da vela nova. Hoje deu pra sentir melhor a vela e a coisa que mais impressionou foi na estabilidade dela. Posso dizer sem medo de errar que a vela está ainda mais na mão que a 2010. A valuma não bate hora nenhuma e trabalha o tempo todo. Super-equilibrada. Show.

Bom, depois das regatas fomos a um restaurante local detonar umas 30 sardinhas e agora é descansar pra mais 4 regatas amanhã!! No geral quem está ganhando é o POR 5 Miguel Martinho.

portimao11

Miguel Martinho

Álbum de fotos atualizado: http://gallery.me.com/marcellomorrone#100238

++++++++++++++++++++++

Portimão 2011 – Dia 0 (Por Marcelo Morrone BRA-3)

O dia nesta época do ano na Europa é literalmente longo. O sol em Portimão está se pondo após as 21:00. E hoje aproveitei o dia para dar uma passada na Windsurf Point (distribuidor Starboard/Severne em Portugal) na Meia Praia, em Lagos, distante uns 20 km de Portimão.

O vento lá estava ótimo e o local é muito bom para a prática de slalom. As iSonic estavam na água com o pessoal velejando com velas 7.6, na média.

Fui chegar de volta a Portimão apenas às 18:00 doido pra entrar na água. O Boccia já tinha feito um treino pela manhã, mas também ficou na pilha para o segundo tempo. Montei o equipamento rapidinho e fomos pra água. Há quase 1 mês sem subir na prancha, estranhei um bocado no início, principalmente porque as rajadas ainda estavam soprando forte e o mar em alguns momentos estava bem mexido.

portimao3

Bons ventos em Portimão

Aos poucos fui me soltando e curtindo melhor o velejo, mas a tensão do início me cansou muito. A raia é muito bacana de se velejar, lembra um pouco Fortaleza na condição de vento e mar. A água é um pouco fria, mas confortável. O mar bem azul e o vento, que seria o mais fraco da semana pela previsão, é do tipo “soltar a carcaça”. Muito bom mesmo.

Saímos da água umas 8 da noite e com muito sol ainda.

Hoje velejei pela primeira vez com a nova Severne Overdrive 2011. Essa vela é a que vai ser homologada para a classe internacional Formula One Design e traz algumas mudanças em relação ao modelo anterior. Nada muito radical, pois a vela 2010 já é muito boa, mas alguns ítens importantes de acabamento, aerodinâmica e construção foram introduzidos e a vela recebeu em uma das talas o sistema Reflex, patenteado pela Severne, que isola a tensão da parte da frente da tala da parte de trás, deixando a saída de vento pela valuma mais eficiente.

portimao1

Nova Severne Overdrive 11.0

Com um velejo é cedo ainda para passar todas as conclusões, mas posso dizer que a vela está ótima e o material One Design está um barato para velejar.

Amanhã começa o campeonato com regatas a partir do meio-dia. A previsão para amanhã é de ventos entre 13 e 17 nós.

Clique aqui para ver mais algumas fotos de hoje.  http://gallery.me.com/marcellomorrone#100238

portimao5

Não só os velejadores aproveitam o vento em Portimão